03 de Setembro de 2021
Realizada pela BRK Ambiental, intervenção faz parte do trabalho de troca de tubulações de todo o bairro e que vai beneficiar cinco mil moradores
A obra de substituição de redes de água na rua Goianésia, no Jardim Dall’orto, em Sumaré, foi concluída. Realizada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, a intervenção faz parte do trabalho de troca de tubulações de todo o bairro e que vai beneficiar cinco mil moradores. Com o término da substituição nesta via, as obras no bairro já apresentam avanço de 78% e devem ser concluídas até o final deste ano com a troca de mais 1,2 quilômetro de tubulações.
Na rua Goianésia, 700 metros de redes foram substituídos. Além disso, outros 4,3 quilômetros de tubulações já foram trocados nas ruas Rialma, Jaraguá, Goiatuba, Piracanjuba e Caldas Novas. Além disso, também já foi executada a substituição parcial nas ruas Porto Nacional, Jurandir Magalhães Filho, Hélio Macedo Rezende, Geraldo Verza, Dante Barban, Quirinópolis e Morrinhos.
As obras fazem parte de um plano de substituição de redes que, no Jardim Dall’Orto, contempla a troca total de seis quilômetros de tubulações, com diâmetros de 50mm e 150mm, com o objetivo de renovar e melhorar todo o sistema de distribuição de água do bairro.
As redes existentes são de fibrocimento, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas, podendo, em algumas situações, alterar a coloração da água. A nova tubulação que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação; além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas devido a redução do número de vazamentos nas tubulações.
Substituições de redes em 2021
Outros bairros e regiões de Sumaré também estão sendo beneficiados pelas trocas. No total, cerca de 14 quilômetros de redes no Jardim Maria Antônia, Avenida da Amizade e Centro serão substituídos até o final de 2021.
O plano de trocas leva em conta a quantidade de vazamentos, o material, a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é realizar as substituições e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros”, explica Rafaella.